Frete Grátis para qualquer lugar do Brasil!
26/08/2022

Aprenda um pouco mais sobre diamantes

A ideia de comprar um diamante pode parecer assustadora quando pensamos no preço e não sabemos como é feita sua classificação de qualidade. A falta de conhecimento pode representar um resultado catastrófico de investimento.

Por esse motivo, a GIA (Gemological Institute of América), que é uma instituição americana sem fins lucrativos e autoridade mundial em diamantes, pedras coloridas e pérolas criou, na década de 1940, os “4Cs” e o International Diamond Grading System ™ – até hoje, o padrão mundial para avaliar a qualidade dos diamantes.

Para entendermos, de forma geral, os 4Cs correspondem a: cor , clareza , corte e peso do quilate (carat). Através deste método universal é possível estabelecer a qualidade de qualquer diamante, em qualquer lugar do mundo.

Os 4Cs de um diamante

 

1 - Cor (Color) de um diamante

Os diamantes podem ser totalmente incolores ou podem ter tons de amarelo e marrom. Os mais valorizados são os incolores, ou seja, quanto menos cor, maior o seu valor.

Estão fora deste conceito os diamantes de cores extravagantes, como rosas e azuis, por exemplo.

                                                         Escala de cor - GIA - www.gia.edu

Como vimos, a GIA definiu uma escala de classificação de cores para os diamantes. Essa escala é mundialmente reconhecida e utilizada como padrão na indústria.

A escala começa com a letra D que representa o totalmente incolor. Ela continua de forma crescente até a letra Z, contendo tons de amarelo claro ou marrom.

Cada grau de letra tem uma gama claramente definida de aparência de cor. Muitas dessas distinções de cores são tão sutis que são invisíveis ao olho destreinado. Mas essas pequenas diferenças fazem uma grande diferença na qualidade e preço do diamante.

Escala de cor - GIA - www.gia.edu


Tabela ABNT/IBGM